domingo, 12 de maio de 2024

Bimbo encantou-se

     Gustavo José Barbosa

           


    Sempre que estou participando de eventos que necessitam de uma apresentação pessoal, o primeiro pensamento que me ocorre é dizer que sou potiguar, de Nova Cruz (RN). Mas, essa fala não é somente pelo aspecto geográfico, porém principalmente pela lembrança dos meus ancestrais que ali viveram e dos amigos daquela terra, por quem tenho muita estima.

            No início da noite de ontem, 11 de maio de 2024, recebi a notícia que o Dr. Leonardo Arruda Câmara “Bimbo” (1947-2024) havia falecido, em Natal (RN), e esta notícia me causou imensa tristeza.

Embora tenha nascido em João Pessoa (PB), assim como os outros seus irmãos, Leonardo sentia-se um novacruzense em sua plenitude, pois ali viveu a sua infância e juventude nas margens do Rio Curimataú.

            Desde criança eu acompanhava o deputado estadual Leonardo Arruda nas suas empreitadas políticas, lembro dele na loja da sua mãe, D. Joanita Arruda (1912-1993), na Rua Grande, em Nova Cruz, dialogando com os amigos, bem como nos comícios na nossa terra.

            A última vez que o vi pessoalmente foi no ato do Dia do Trabalhador de 2001, em Pedro Velho (RN), porém naquela época eu não tinha aproximação ao então líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do nosso Estado.

            O tempo passou, e vinte anos depois compartilhei com o meu padrinho de batismo e irmão de Leonardo, Dr. Cid Arruda Câmara, a minha pretensão de escrever um artigo sobre a história da sua família, ideia que foi muito bem acolhida e concretizada.

            Naquele mesmo dia, Cid me passou o contato de Leonardo e desde então passamos a dialogar, via WatsApp, sobre história de Nova Cruz e da sua gente. Certo dia, enviei para Dr. Leonardo um esboço de um trabalho que estava elaborando sobre a família Pignataro, e logo ele o encaminhou para um membro daquele clã, o que me fez conhecer o Dr. André Pignataro, meu padrinho no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

            Ainda na pandemia, havíamos combinado de nos encontrarmos na sua propriedade rural, em Lagoa D´Anta (RN), onde ele manteve um arquivo que pertenceu ao seu pai, Lauro Arruda (1912-1996), com recortes da história de Nova Cruz, porém esse encontro nunca aconteceu.

            Entre os seus parentes e amigos, Leonardo era conhecido como Bimbo ... Bimbo partiu para a eternidade: Nova Cruz e o Rio Grande do Norte sentem saudades dele.

            A esta altura Bimbo já deve ter encontrado com seus pais, com a sua irmã Laurita e muitos amigos de Nova Cruz, colocando em dia as conversas sobre a nossa terra, e de lá estão a contemplar a nós que aqui continuamos a caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.