quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sobre o Curso de Ciências Agrárias – Licenciatura Plena

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - LICENCIATURA PLENA tem como objetivo: formar profissionais da educação Licenciados na área das Ciências Agrárias de acordo com os fins previstos no art. 2º da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com formação técnica-pedagógica e preparo humanístico necessários para o pleno exercício da profissão, garantindo-lhe um  desenvolvimento profissional pautado em ações comprometidas com a melhoria da qualidade de ensino nos diferentes níveis da educação, a articulação de atividades de pesquisa, ensino e extensão, a competência técnica e a abordagem da ética e da responsabilidade social e ambiental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 1. Possibilitar uma formação técnica-educacional em ciências agrárias, compatível com os saberes dominantes e as perspectivas de desenvolvimento aplicadas à realidade do mundo rural;
 2. Habilitar profissional educador-pesquisador em Ciências Agrárias, com competência técnica e domínio didático-pedagógico para o exercício da docência junto à instituições de educação básica, profissionalizante e universitária, pública ou privada, e a organizações sociais que desenvolvem educação não escolar;
3. Contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino profissionalizante na área de Ciências Agrárias, através do estímulo à investigação científica, com ênfase na análise e solução de problemas técnicos e educacionais relacionados às práticas agropecuárias e agroindustriais;
 4. Desenvolver atividades didático-pedagógicas que promovam a construção de conhecimentos multi e interdisciplinar do currículo, com ações teórico-práticas compatíveis com à realidade vivenciada e suas potencialidades de mudança e inovação;
5.      Possibilitar ao licenciando conhecimentos provenientes de matrizes didático-críticas que fundamentem o processo da produção, re-elaboração e aplicação de novos conhecimentos no campo das ciências agrárias;
 6. Desenvolver atividades didático-pedagógicas nas quais a construção do conhecimento seja articulada a partir de uma visão interdisciplinar do currículo, priorizando a unidade teoria-prática com ênfase a proteção, preservação, conservação e recuperação do ambiente;
 7. Promover atividades didático-pedagógicas em que sejam empregados métodos ativos que contemplem a investigação, a análise, a reflexão e a solução de problemas inerentes à cidadania vivenciada nas Ciências Agrárias;
 8. Planejar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitam a melhoria do ensino público, ensino profissionalizante e universitário, bem como da organização dos movimentos sociais.


 PERFIL DO EGRESSO: LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
 Profissional de nível superior com formação pedagógica de sólido conhecimento técnico-científico, sócio-político e princípios éticos, legais e humanísticos. É comprometido com a construção e transmissão do saber, capaz de planejar, desenvolver e avaliar ações em educação escolar e não escolar junto a instituições de educação básica (ensino fundamental e médio), educação profissional (ensino técnico e profissionalizante) e educação superior (ensino de graduação). Administra conteúdos de ciência e tecnologia nas áreas de produção animal, produção vegetal, agroindústria, gestão de agronegócios e educação. Atua de forma integrada como agente de pesquisa-desenvolvimento em organizações, entidades e movimentos sociais que envolvam a produção de pesquisa, extensão e o desenvolvimento de atividades educacionais no campo das ciências agrárias.


 COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES:
 Propõe-se a formação de um profissional crítico e ético, de base generalista, o qual detenha conhecimentos teórico-metodológicos que possam fundamentar o exercício da docência e a coordenação de programas que articulem as experiências educacionais, e alternativas relacionadas ao mundo do trabalho no campo das Ciências Agrárias. O contexto histórico atual exige, pois, que o profissional desenvolva habilidades de comunicação, iniciativa e criatividade na produção de conhecimentos e de tecnologias que resultem numa relação sustentável entre o homem e a natureza. Algumas dessas competências são: Interpretar os determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais da configuração das bases produtivas, avaliando suas implicações nos meios urbano e rural; Compreender a formação/operacionalização das cadeias produtivas agrícolas regionais, levando em conta sua inserção nos vários níveis de mercado; Interpretar o conceito de sustentabilidade pela heterogeneidade dos seus ecossistemas e agroecossistemas e a natureza diferenciada dos agricultores locais; Diagnosticar as necessidades educacionais do ponto de vista técnico, social e cultural, a partir das práticas desenvolvidas no mundo das Ciências Agrárias; Apoiar o desenvolvimento de projetos institucionais, tomando em consideração as práticas desenvolvidas na área rural, visando à melhoria dos serviços educacionais prestados à comunidade; Desenvolver processos e novos métodos de ensino mais compatíveis com as necessidades reais do mundo do trabalho; Gerenciar atividades relativas a organizações educacionais e à cadeia produtiva agroindustrial; Atuar em equipe multidisciplinares articulando os diferentes saberes dos grupos envolvidos.
Extraído do site: http://www.cchsa.ufpb.br/index.php/licenciatura-ciencias-agrarias/79-instituticional/cursos/98-sobre-o-curso-de-ciencias-agrarias-licenciatura-plena

Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias


O Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA, antigo Centro de Formação de Tecnólogos – CFT, compõe o Campus III da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, uma instituição educacional multi-campi, comprometida com o desenvolvimento regional e local.

O CCHSA está situado entre os municípios de Bananeiras e Solânea, com 640 metros de altitude, tem temperaturas oscilando entre 14ºC e 30ºC e precipitação pluviométrica anual entre 800 a 1600 mm.

A história do CCHSA se iniciou antes da própria UFPB. Sua gênese foi em 1913, com a criação do Patronato Agrícola Vidal de Negreiros pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, no final do Governo do Presidente Venceslau Brás. Posteriormente, o Patronato foi transformando em escola agrícola, num período em que já era tradicional o seu ensino e compromisso com as questões agrárias do Estado da Paraíba.

Em 1976, a então Escola Agrícola Vidal de Negreiros - CAVN foi vinculada à UFPB, quando se criou o Centro de Formação de Tecnólogos, juntamente com o Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, que já teve suas atividades encerradas. Em março de 2008, por meio de consulta democrática, a comunidade acadêmica determinou a mudança do nome do Centro de Formação de Tecnólogos - CFT para Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA.

Atualmente, o CCHSA oferece os cursos de Graduação de Bacharelado em Agroindústria, Licenciatura em Ciências Agrárias, Bacharelado em Administração, Pedagogia e Agroecologia; são oferecidos os Cursos Técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Aqüicultura.

Em 2008, a CAPES aprovou o projeto do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Tecnologia Agroalimentar do CCHSA. No ano seguinte, o Mestrado iniciou sua primeira turma com uma equipe de 15 professores doutores e duas linhas de pesquisa: Processos e Tecnologia de Produtos Agroalimentares e Qualidade de Matérias Primas Agroalimentares.

O CCHSA tem como missão promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentável da região. O foco de atuação das duas instituições está centrado no conceito de cadeias produtivas, o que é viabilizado pela estrutura que dispõe de Laboratórios Didáticos: Abatedouro Escola, Setor de Laticínios, Setor de Processamentos de Frutas e Hortaliças, Laboratório de Fisiologia Pós-Colheita, Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos, Padaria Escola, Laboratório de Ciências Biológicas, Clínica Fitossanitária, Laboratório de Entomologia, Campos de Produção de Mudas, Hortaliças, Fruteiras e Viveiros, Laboratórios Práticos de Ranicultura, Apicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Caprinocultura, Cunicultura, Avicultura, Reprodução e Inseminação Artificial.
Extraído do site: http://www.cchsa.ufpb.br/index.php/o-cchsa

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