sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)-PPGCAG, nível Mestrado, foi aprovado com Conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no segundo semestre de 2011, no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba, tendo como área básica a Agroecologia.

O PPGCAG conta atualmente com treze docentes permanentes e cinco colaboradores, sendo um pesquisador em produtividade em pesquisa do CNPq, de nível 1C, envolvendo pelo menos sete grupos de pesquisa cadastrado na base de dados do CNPq (Agroecologia, Resistência e Educação do Campo - UFPB; Educação do campo e Agroecologia – UFPB; Patologia e Controle Microbiano de Insetos – ESALq/USP; Impacto de mudanças climáticas globais sobre a proteção de plantas – EMBRAPA; Manejo Cultural e Ecofisiologia – EMBRAPA; Mudanças Climáticas e o Semiárido – EMBRAPA; Negentropia Fisiológica – EMBRAPA e Agroenergia - Oleaginosas Alternativas Potenciais – EMBRAPA, entre outros e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia do Território da Borborema (NUEPEA). O Programa ainda conta a parceria da Embrapa Algodão.

Sessão de defesa na UFPB, em Bananeiras - PB, em 22/08/2016


O PPGCAG permitirá o aprofundamento na área de concentração de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável com as linhas de pesquisas: 1) Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção e 2) Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos.
O Programa tem o intuito de intervir na qualidade da formação técnica e humanista de profissionais bacharéis e licenciados para atuação em parceria com os assentados e comunidades de agricultores familiares, bem como permitir que transmitam os conhecimentos técnicos que adquiriram ao longo do curso em contrapartida concomitante ao conhecerem a realidade rural dos agricultores, objetivando a melhoria de qualidade de vida econômica e social de suas famílias.

A principal característica, mais visível e frequente deste curso, será promover os amplos debates sobre a sociedade brasileira, refletindo sobre qual o verdadeiro papel da Universidade como centro de articulação do saber dominante com a área das Ciências Agrárias, como suporte intelectual ao desenvolvimento das cadeias produtivas. Vale salientar que o novo modelo proposto adota a formação voltada para a agricultura e incorpora a difusão do discurso e da prática agroecológica, que consiste na produção de melhorias na renda e nas condições de vida e trabalho da população do campo. 

Historicamente, os movimentos sociais do campo têm sido o esteio de propostas de transformação e mudança de rumos na Universidade. O campo brasileiro, cujo crescimento nos últimos anos mostra-se promissor no horizonte da questão agrária, tem elaborado e influenciado o debate e a busca de alternativas para àquelas comunidades de origem rural. A intenção dessa proposta é confirmar a existência de um conjunto de forças internas e externas movendo a Universidade para transformá-la no sentido de colocá-la a serviço dos interesses da maioria da população campesina.

Assim, a problemática da carência de pesquisa no ensino superior agrário deverá ser suprimida pela inserção dos novos profissionais a serem capacitados nessa nova conjuntura. A estruturação da proposta desse curso partiu das diversas manifestações e reivindicações feitas por comunidades e pesquisadores da área, entidades representantes de produtores rurais e organizações sociais diversas, que observam no PPGCAG uma oportunidade de qualificar profissionalmente e adequadamente os professores e técnicos agentes intervencionistas e demais profissionais educadores das escolas do campo ou voltadas para os povos do campo; contribuir para a melhoria da qualidade de renda e de vida dos jovens trabalhadores de diversas áreas do campo agropecuário brasileiro, a partir do desenvolvimento de processos e métodos que sejam apropriados à realidade campesina. Nesse contexto, esse projeto de curso tem como objetivo atingir além dos professores educadores das escolas, Institutos Superiores e Universidades do Campo, profissionalizantes de nível básico, técnico e tecnológico ou de nível superior universitário, seus sujeitos educandos e educandas, numa perspectiva agroecológica e de sustentabilidade, adotando-se uma proposta profissional e uma política pedagógica comprometida com as transformações sócias, econômicas e educacionais para superação de seus obstáculos.

PERFIL DOS EGRESSOS E OBJETIVOS DO PROGRAMA

Os Mestres egressos do PPGCAG serão profissionais com formação científica sólida e consciência social. Serão capazes de atuar em atividades de ensino, pesquisa e extensão na avaliação de metodologias específicas de programas e projetos que tratem dos agroecossistemas e ecossistemas naturais, de especificação da produção, manejo da biodiversidade e das relações humanas com o meio natural.
O PPGCAG proporcionará à sociedade profissionais com formação metodológica com a capacidade de trabalhar em interface de conhecimentos, equipes e projetos de pesquisa multiprofissionais.
Portanto, pretende-se formar profissionais comprometidos com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos adotados pela Agroecologia, enquanto dimensões fundamentais da agricultura sustentável e dotados de uma efetiva base científica e técnica para uma visão integrada e de natureza interdisciplinar na busca do desenvolvimento rural sustentável. Os Mestres devem ser capazes de produzir e difundir o conhecimento científico e o desenvolvimento de manejo agroecológico e qualificado para consolidar e avançar os conhecimentos disponíveis, contribuindo diretamente em nível científico e, indiretamente, em níveis político, econômico, sociocultural e ambiental para a implantação de sistemas agroecológico de produção agropecuária.

ALUNOS INGRESSANTES:

Um total de doze alunos ingressam no Curso anualmente.

LINHAS DE PESQUISA

1) Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção
Estudos orientados pelos paradigmas agroecológicos nas suas mais diversas abordagens: desenvolvimento de sistemas agrícolas e pecuários que sejam economicamente viáveis, ecologicamente equilibrados e socialmente adequados, contribuindo para a transição agroecológica a partir da racionalização e substituição do uso de insumos. Desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade locais e regionais de forma participativa com grupos que estarão envolvidos nos programas ou ações de pesquisa. Formas de intervenção no campo. Desenvolvimento sustentável da agricultura familiar-camponesa. Ensino Superior Agrário: métodos, progressos e propostas.

2) Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos
O papel da Agroecologia e a compreensão da realidade agroecológica e campesina regional. Estudo das interações sociais, educacionais e ambientais no campo brasileiro. Desenvolvimento e validação de tecnologias e processos aplicáveis à produção, processamento, conservação e comercialização de alimentos agroecológicos. Tecnologias aplicáveis no desenvolvimento alternativo de produtos e serviços Agroecológicos. Manejo ecológico de doenças e de parasitas, com a finalidade de se promover a saúde da agropecuária regional e a sustentabilidade sócio-ambiental e econômica dos agroecossistemas.

PÚBLICO ALVO

Profissionais nas áreas de Agroecologia, Agroindústria, Agronomia, Biologia, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ecologia, Educação, Engenharia Florestal, Geografia, Ciências Sociais, Medicina Veterinária, Zootecnia e afins.

Extraído de: http://www.cchsa.ufpb.br/index.php/ppgcag

Disciplinas cursadas:

1 - Fundamentos Antropo-Filosóficos da Agroecologia: Dr. Alexandre Eduardo de Araújo

2 - Metodologia de Pesquisa: PhD Italo de Souza Aquino

3 - Planejamento de Pesquisa e Análise de Dados: Drº George Rodrigo Beltrão da Cruz

4 - Seminários: PhD Italo de Souza Aquino

5 - Metodologia do Ensino na Educação Agrária Superior: Drª Geralda Macêdo

6 - Conservação de recursos Genéticos em Agroecossistemas: Drª Nair Helena Castro Arriel

7 - Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos e Serviços no Mercado Agroecológico: Dr. Alexandre Eduardo de Araújo e  Pos-Drº Fillipe Silveira Marini

8 - Processos Trofobióticos de Proteção de Plantas: Drº Marcos Barros de Medeiros


Colegas de Turma

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