sábado, 2 de novembro de 2024

Professor Rivaldo D´Oliveira

 

Prefácio: 

Um EDUCADOR e seu LEGADO IMORTAL

O maior desafio de uma nação para seu pleno desenvolvimento passa pela educação em seus diferentes níveis, cada um com suas peculiaridades, mas, independentemente, o professor é a peça fundamental para a disseminação dos conhecimentos, e fazê-lo de forma diferenciada, com inovação e tornando o processo em algo que surpreenda é tão ou mais desafiador que o ato de ensinar. Nessa tradição, está Rivaldo D´Oliveira, que fez história em Macaíba e Jundiaí, professor que valorizava a função de transformar pessoas, para serem úteis e felizes. Com isso conquistou o respeito de quem o conheceu.

O livro “Professor Rivaldo D´Oliveira”, o qual tenho a honra de prefaciar, é, sem favor algum, um autêntico curso destinado à melhoria da qualidade da educação brasileira com foco, a partir de toda sua experiência em sala de aula, da trajetória desse professor dedicado. De autoria de Gustavo José Barbosa, um dos pesquisadores mais inteligentes nascidos em Nova Cruz, historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A obra retrata o professor Rivaldo com riqueza de detalhes, que por décadas aprimorou sua transmissão de conhecimentos a diferentes públicos, disseminando seus saberes, o qual demonstra que uma nação só se transforma através da educação científica e cultural.

Ele era uma pessoa religiosa, frequentava com sua esposa a Igreja de Santa Teresinha, em Natal. Estimulava amizades. Tornava-se amigo dos amigos dos seus filhos. Filho de Fenelon de Oliveira, um escultor de sabença popular, de família novacruzense de prestígio. Com informações concisas e diretas, esta obra brinda, a nós potiguares, revelando a habilidade do talentoso professor em dividir suas experiências positivas, apresentadas em capítulos, com singularidade e objetividade. Outro aspecto a ser destacado, na presente biografia, que o autor procura, também, demonstrar o papel transformador da docência de Rivaldo D´Oliveira na escola pública de Jundiaí da UFRN, que motivou e preparou gerações.

Por fim, concluindo, diversos depoimentos de louvor ao mestre. Ao discorrer, capítulo por capítulo, o autor demostra de forma prática, uma trajetória que fez imenso significado na prática docente, demonstrando que ser professor transformador vai além da capacidade técnica, que é indiscutível, mas perpassa pelos sentimentos que dotam os humanos e pelo convívio social. Eis, portanto, um trabalho ímpar, acessível, aplicável e valioso que contribuirá muito na tão sonhada e propalada educação diferenciada, ética e de qualidade, com impacto direto na maneira de ensinar.

Quem dedicar a justa atenção, nas linhas e entrelinhas, estará acompanhando a carreira profissional de um mestre que fortaleceu o engajamento necessário para a transformação de estudantes em profissionais com propósitos inovadores, tendo a clara concepção de que nossos alunos são dotados de sentimentos. Enfim, trata-se de uma leitura apropriada, fluente, proveitosa e extremamente positiva!

 

Diógenes da Cunha Lima

Escritor e Presidente da 

Academia Norte-rio-grandense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.