quinta-feira, 19 de abril de 2018

Unidade para construir os Conselhos dos Técnicos


Gustavo José Barbosa*

           
Os profissionais técnicos agrícolas e técnicos industriais há mais de um século atuam nas suas áreas especificas contribuindo para a construção de um país com mais dinamismo e dignidade. Porém, desde 1966 as duas categorias profissionais precisaram manter seus registros nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA´s) para exercer suas atividades legalmente.

            A presença dos técnicos nos CREA´s resumia-se ao pagamento de anuidade e taxas, além dos emblemáticos embates com uma ala corporativista do Conselho que não aceitava os avanços da legislação e a falta de uma democracia plena onde não havia participação dos profissionais de nível médio nas instâncias do Sistema CONFEA/CREA.

            Finalmente no dia 26 de março de 2018 o Presidente da República Michel Temer sancionou a Lei 13.639/2018 que criou o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas, bem como o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais.

            Agora os técnicos agrícolas e os técnicos industriais que durante décadas lutaram por essa conquista, e que na última década teve a pauta encaminhada com zelo e dedicação pela Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (ATABRASIL), Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e pela Organização Internacional dos Técnicos (OITEC) tem o desafio de unidos lutarem pela construção dos Conselhos.

            Os técnicos agrícolas além da ATABRASIL agora contam com a Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (FINTA-BR) cujo trabalho organizativo já permeia onze Estados e sem sectarismo conclama a união de todos os agricolinos brasileiros.

            Embora o Executivo Federal tenha criado dois Conselhos os técnicos permanecerão juntos no interior da OITEC e na base da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) para que através da organização nas diversas entidades representativas possa haver mais dignidade para os profissionais e apoio aos futuros colegas.

            Assim em todos os recantos do país as entidades dos técnicos vão organizando eventos e dando visibilidade à sociedade que nossas profissões estão vivas e prontas para servir à Nação. Juntos somos mais fortes!

*Diretor do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba (SINTAG-PB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.